Estudando o Apocalipse

“Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João, o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu.” Apocalipse 1:1,2

 

Estudando o Apocalipse

INTRODUÇÃO IMPORTANTE - Por gentileza, não deixe de ler!

Este material foi preparado para lhe auxiliar no estudo do último dos livros da Bíblia, o Apocalipse, que em Grego significa: Revelação.
Já estamos nos últimos dos últimos dias, e a vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo se dará em muito breve! Se você já tem estudado o Apocalipse, é nossa oração ao nosso grande e todo-poderoso Deus, que este estudo venha a lhe acrescentar ainda mais conhecimento e sabedoria da parte de Deus. E se for o caso de você nunca ter se preocupado em estudar o livro da Bíblia que revela os fatos do fim, os quais estão bem diante dos nossos olhos, este estudo poderá lhe ser de grande utilidade.

Este estudo está sendo ampliado em 2014, quando nosso ministério online comemora 12 anos. Foram já diversas as tentativas de nos tirar da Internet, mas Deus, por sua graça e vontade, nos tem mantido, sustentado e suportado com grande generosidade e carinho, concedendo-nos ainda a glória de mantermos este site por todos estes anos sem nenhuma sorte de ajuda financeira, sem doações ou qualquer contribuição financeira de ninguém. Valendo e nos ajudando muito, entretanto, as orações dos irmãos em Cristo em nosso favor.

Estamos lhe convidando, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vive e reina para sempre, a embarcar conosco em uma jornada gloriosa rumo às grandes revelações de Deus contidas no Apocalipse. Mas antes de iniciarmos, convidamos você a orar a Deus. Por mais cuidadosos, zelosos e bem intencionados que estejamos, todo o nosso esforço e trabalho lhe será inútil caso você não conte com a ajuda do próprio Deus a fim de compreender o Apocalipse. Afirmamos, sob a graça e a misericórdia de Deus, que não há ninguém sobre a face da terra que possa adentrar nestas revelações se Deus não lhe abrir os olhos para o entendimento e para a compreensão do Apocalipse.

Como está escrito, o Apocalipse foi escrito para a Igreja, para quem este livro está aberto, contudo, não tem faltado aventureiros que se atrevem a ensinar sobre o Apocalipse sem terem sido chamados por Deus para esta obra. Isto dizemos a fim de lhe alertar sobre ensinos distorcidos e confusos que existem à nossa volta, alguns deles até mesmo confundindo os irmãos, ora dizendo que o Apocalipse já se cumpriu, ora afirmando que o cumprimento da Revelação ainda está muito longe de se cumprir, erroneamente inferindo que podemos deixar para depois o estudo do mais misterioso dos livros das Sagradas Escrituras. Se você ainda não orou a Deus, ore agora para somente depois prosseguir.


A sequência deste Estudo e a Cronologia do Apocalipse

Uma das maiores motivações que tivemos para escrever este estudo foi a superação da dificuldade que nós mesmos já experimentamos em compreender a cronologia dos eventos apresentados no Apocalipse. O livro fala de sete selos, sete trombetas e sete taças, nossa dificuldade principal era justamente a compreensão das sequências destas revelações no tempo. Nossas mentes estão naturalmente condicionadas a aceitar, de imediato, a percepção do que seja início, meio e fim, ou seja, a sequência normal com que os fatos se desenrolam em nossas vidas. Evidentemente, Deus sabe disto, Ele o Criador dos homens, o qual não deixou de levar isto em conta quando revelou a João as coisas que acontecerão antes do grande dia do retorno de nosso Deus e Salvador, o Senhor Jesus.

Quando começamos a ler o Apocalipse, naturalmente esperamos que uma sequência precisamente lógica da sucessão dos eventos descritos no livro se nos seja apresentada, porém não é assim. Ainda que em certos momentos da leitura encontremos sequências cronológicas muito simples de serem compreendidas, em outros momentos a sequência dos eventos não tem nada de lógica. Por exemplo, quando lemos sobre os sete selos, sobre as sete trombetas e sobre as sete taças da cólera de Deus, podemos esperar que primeiro os sete selos serão abertos, depois as sete trombetas serão tocadas e depois as sete taças da ira de Deus serão derramadas sobre a terra. Mas não é exatamente assim, pois a abertura do primeiro selo revela um cavaleiro montado em um cavalo branco com um arco, e a abertura do sexto selo já nos remete à revelação de que é chegado o grande Dia da ira de Deus e do Cordeiro. E onde estão as sete trombetas e as sete taças? Por esta razão, este estudo terá uma grande ênfase na compreensão da cronologia das sequências dos eventos descritos no Apocalipse.


A Sequência deste Estudo

A fim de facilitar o manuseio e a leitura do livro do Apocalipse, agrupamos, de modo muito simples, o livro em porções segundo o seu conteúdo com ênfase sobre a cronologia dos eventos revelados. São elas:

Capítulos de 1 a 3: Grandes revelações, exortações, admoestações, e repreensões para a Igreja.

Capítulos 4 a 7: Os Sete Selos e o Princípio das Dores.

Capítulos 8 a 11: As Sete Trombetas.

Capítulo 12: A Guerra entre Deus e Satanás.

Capítulos 13 a 14: A Grande Tribulação.

Capítulo 15 e 16: As Sete Taças da Cólera de Deus.

Capítulo 17: Revelações sobre a Besta e a Grande Babilônia.

Capítulo 18: A queda da Grande Babilônia.

Capítulo 19: O Dia do Senhor e a Volta de Cristo.

Capítulo 20: A Ressurreição, o Armagedom e o Juízo de Deus.

Capítulos 21 e 22: A Nova Jerusalém.


Dentro da sequência de estudos apresentada acima, estaremos incluindo artigos que tratam de assuntos e de tópicos específicos dentro da cronologia desde estudo. O leitor perceberá que o estudo ainda não está completo, mas em andamento. E como já dissemos acima, agrupamos, de modo muito simples, o estudo do livro em porções segundo o seu conteúdo com ênfase sobre a cronologia dos eventos revelados.

Até o presente momento o mapa deste Estudo sobre o Apocalipse se encontra desta maneira:


Capítulos de 1 a 3: Grandes revelações, exortações, admoestações, e repreensões para a Igreja

 

- Introdução ao Estudo do Apocalipse

- O Apocalipse e a Expectativa do Fim
-
Decapitados e Vencedores. As Promessas dos Capítulos 2 e 3 do Apocalipse

Capítulos 4 a 7: Os Sete Selos e o Princípio das Dores


- Apocalipse 5. O Livro na Mão do Cordeiro
- Apocalipse 6. Os Eventos que sucederão quando da Abertura dos Sete Selos do Livro do Cordeiro

Capítulos 8 a 11: As Sete Trombetas

Capítulo 12: A Guerra entre Deus e Satanás


- Israel, o Messias e a Perseguição de Satanás

Capítulos 13 a 14: A Grande Tribulação


-
O Plano Mundial para Prender e Assassinar Cristãos em todo o Planeta

- A Besta citada no Livro do Apocalipse

Capítulo 15 e 16: As Sete Taças da Cólera de Deus


-As Sete Taças da Cólera de Deus

Capítulo 17: Revelações sobre a Besta e a Grande Babilônia

Capítulo 18: A queda da Grande Babilônia

Capítulo 19: O Dia do Senhor e a Volta de Cristo.


-
A Volta de Cristo, o Arrebatamento e o Armagedom

-O Arrebatamento da Igreja de Cristo Após o Aparecimento da Besta

Capítulo 20: A Ressurreição, o Armagedom e o Juízo de Deus

Capítulo 21 a 22: A Nova Jerusalém

 

Em todos os artigos que fazem parte deste estudo haverá um link para esta página, para a qual você poderá retornar a qualquer momento a fim de consultar o mapa da sequência deste estudo.

 


 

 

Home