A Dependência de Deus

Dependência e Liberdade

“Senhor, por estas disposições tuas vivem os homens, e inteiramente delas depende o meu espírito; portanto, restaura-me a saúde e faze-me viver.” Isaías 38:16 

Toda a criatura é dependente do Criador. Não confundir, porém, dependência com liberdade. Pois uma vez bem estabelecida a consciência espiritual e mental da dependência eterna do homem ao Criador, o que somente pode se dar pela obediência, de coração, ao Evangelho de Cristo, o homem recebe d’Ele liberdade, a qual pode variar em graus muito diversos. Esta liberdade produz frutos de virtude, pois o homem pode levar ao extremo todo o poder criativo dado a ele por Deus.

Ao reconhecimento sincero da dependência do Criador, Este mesmo o chama de HUMILDADE. E é aos humildes que Deus chama de grandes. Não é aos que possuem muita coragem, muita força ou muita dedicação que Deus chama de grandes a Seus olhos, mas, antes, aos que são humildes diante d'Ele:

"Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus." Mateus 18:4

Do não reconhecimento verdadeiro e sincero da dependência do homem ao Criador (esta ausência de reconhecimento se chama rebelião) têm origem as sentenças divinas de privação da liberdade. A liberdade, quando está ausente o reconhecimento da dependência ao Criador, resulta, invariavelmente, em egoísmo e na prática do mal. Daí a justa privação da liberdade. Esta última  pode ocorrer temporariamente nesta vida, indo desde restrições menos severas (doenças, dificuldades financeiras, etc...) a extremas (doenças graves, o cárcere), sendo a pior delas a privação eterna da liberdade, a qual se dará no inferno eterno.

Quanto à liberdade dada por Deus, esta pode ser grande nesta vida. Pode ainda ser de tal sorte elevada que pode mesmo exceder à imaginação, sendo este último nível o recebimento da autoridade de reinar com Cristo sobre o Reino de Deus. É esta a herança suprema de Deus em Cristo: O Reino de Deus.

“Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino.” Lucas 12:32 


 


 

 

Home