Hinduísmo

O Hinduísmo é um sistema complexo de doutrinas, ritos, práticas, religiões e filosofias originários da Índia. Como referência geográfica para a região de onde provém o Hinduísmo podemos citar o que é hoje a União Indiana, o Paquistão, o Butão, o Nepal e o Tibet. Convém aqui lembrar que a atual sociedade indiana está longe de ser formada exclusivamente por indivíduos adeptos do Hinduísmo. Há indianos Hinduístas, Muçulmanos, adeptos de outras religiões e há indianos Cristãos.

A origem do complexo corpo de doutrinas, práticas religiosas e filosóficas do Hinduísmo é freqüentemente associada a povos que habitaram a Índia por volta de 2500 a 2000 A.C. Não parece haver um consenso em relação a algum único povo que tenha habitado as planícies do rio Indo, antes a história faz menção a mesclas de diferentes povos oriundos de diferentes regiões. As referências aos Arianos (ou Árias), por exemplo, são discordantes e parecem estar cercadas por mitologia e fantasia. A história registra, contudo, que os Persas e os Gregos invadiram a Índia em diferentes períodos alternados

O Hinduísmo e suas diversas variantes, como o Bramanismo, o Jainismo e o Budismo, por exemplo, tem como base doutrinária um grupo de escritos conhecidos como Vedas. Por isso o Hinduísmo é também chamado de a Religião dos Vedas.

Esses escritos são agrupados de modo nada ortodoxo e estima-se que o início de sua confecção tenha se iniciado por volta de 2000 a 1500 A.C. Posteriormente outros escritos foram sendo acrescentados, dentre eles os Upanishads e o Bhagavad Gita, sendo este o mais popular entre os escritos védicos. O idioma em que foram escritos é o Sânscrito, um idioma arcaico e em desuso na Índia de hoje.

Embora bastante complexos em suas apresentações os Vedas propõem doutrinas que se sobressaem em forte destaque tais como as que enfatizam a transmigração da alma (reencarnação) e a adoração de milhões de deuses.

O Hinduísmo nada, absolutamente, tem a ver com o Deus de Israel. As doutrinas (ensinamentos) dos Vedas são frontalmente opostas ao que ensina o Senhor Deus em Suas Escrituras. O Hinduísmo é uma vasta coleção de ensinamentos que têm conduzido gerações de homens e de mulheres ao pecado do culto e da adoração de falsos deuses além de iludi-los com a mentira da reencarnação.

Se desejar saber mais sobre o Hinduísmo e sobre seus ensinamentos anti-Bíblicos, retorne ao Menu Principal e clique em: Panorâmica do Hinduísmo.
 

 


 

 

Home