Quem Escreveu a Bíblia

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra."

2 Timóteo 3:16,17

 

A Bíblia é a Palavra de Deus e Deus é o Autor da Bíblia. Na Bíblia Deus fala de si mesmo revelando aos homens quem ele é. Deus também fala sobre a criação dos céus e da terra, sobre o homem, sobre o pecado e sobre a salvação que ele preparou em seu Filho, o Senhor Jesus Cristo.

Excetuando-se as tábuas da lei, as quais foram escritas pelo dedo do próprio Deus e entregues a Moisés, os 66 livros que compoem a Bíblia foram escritos por homens chamados, santificados e preparados por Deus, o qual os inspirou, instruiu e orientou na confecção da Bíblia.

A seguir veremos alguns trechos bíblicos onde Deus está ordenando a alguns desses homens a quem ele separou para a missão de escrever as suas palavras em escritos os quais viriam a compor a Bíblia.

 

"Disse mais o SENHOR a Moisés: Escreve estas palavras, porque, segundo o teor destas palavras, fiz aliança contigo e com Israel."

Êxodo 34:27

 

"Assim fala o SENHOR, Deus de Israel: Escreve num livro todas as palavras que eu disse." Jeremias 30:2

 

"Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta, dizendo: O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia."

Apocalipse 1:9-11

 

A seguir veremos quem foram alguns desses homens inspirado por Deus para escrever os livros bíblicos que escreveram.

 

LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO

 

Moisés - GÊNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS e DEUTERONÔMIO. Escritos no Século 15 A.C.

O nome Moisés (Mosheh) significa: Tirado das águas. Profeta, legislador, juíz e líder do êxodo. Foi amigo íntimo de Deus a ponto de o Senhor Deus lhe falar face a face.

 

"Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo; então, voltava Moisés para o arraial, porém o moço Josué, seu servidor, filho de Num, não se apartava da tenda." Êxodo 33:11

 

Josué - JOSUÉ - Escrito no Século 14 A.C.

Josué (Yahowshuwa) significa: Javé é salvação.

Filho de Num, da tribo de Efraim, e sucessor de Moisés como o líder dos filhos de Israel; liderou a conquista de Canaã.

 

Esdras - ESDRAS - Escrito no Século 5 A.C.

Esdras (Ezra) significa: Ajuda. Sacerdote e escriba que liderou as reformas dos exilados que retornaram para Jerusalém; co-trabalhador com Neemias.

 

Neemias - NEEMIAS - Escrito no Século 5 A.C.

Neemias (Nachemyah) significa: Javé conforta. Filho de Hacalias, copeiro do rei Artaxerxes, que tornou-se governador de Judá depois do retorno do exílio.

 

Davi - O LIVRO DOS SALMOS - Escrito a partir do Século 10 A.C.

Davi (Daviyd) significa: Amado. Filho mais novo de Jessé e segundo rei de Israel.

 

Os Filhos de Coré - O LIVRO DOS SALMOS - Escrito a partir do Século 10 A.C.

Coré (Qowre') significa: Apregoador.

 

Asafe - O LIVRO DOS SALMOS - Escrito a partir do Século 10 A.C.

Asafe (Acaph) significa: Ajuntador. Filho de Berequias, levita e músico líder no tempo de Davi.

 

Salomão - PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CANTARES - Escritos no Século 10 A.C.

Salomão (Shalomoh) significa: Paz. Filho de Davi com Bate-Seba e terceiro rei de Israel.

 

Agur - PROVÉRBIOS - Escrito a no Século 10 A.C.

Agur (Aguwr) significa: Ajuntado

 

Lemuel - PROVÉRBIOS - Escrito a no Século 10 A.C.

Lemuel (Lamuw’e) significa: Para Deus.

 

Isaías - ISAÍAS - Escrito no Século 8 A.C.

Isaías (Yasha‘yah) significa: Salvação do Senhor. Profeta maior, filho de Amoz, que profetizou a respeito de Judá e Jerusalém durante os dias dos reis Uzias, Jotão, Acaz, e Ezequias, de Judá; autor do livro profético com o seu nome.

 

Jeremias - JEREMIAS, LAMENTAÇÕES - Escritos no Século 7 A.C.

Jeremias (Yirmayah) significa: A quem Javé salvou. Profeta maior, filho de Hilquias, da família sacerdotal em Anatote.

 

Ezequiel - EZEQUIEL - Escrito no Século 6 A.C.

Ezequiel (Yachezqe’l) significa: Deus fortalecerá. Filho de Buzi, um sacerdote e profeta. Encontrava-se entre os judeus exilados que foram levados para a Babilônia.

 

Daniel - DANIEL - Escrito no Século 6 A.C.

Daniel (Dani’el) significa: Deus é meu Juiz. O quarto dos grandes profetas, tomado como refém na primeira deportação para a Babilônia, por causa do dom da interpretação de sonhos, recebido de Deus, tornou-se o segundo no governo do império babilônico e permaneceu até o fim do mesmo estendendo-se para dentro do império persa. Suas profecias são a chave para a compreensão dos eventos do fim dos tempos. Destacado por sua pureza e santidade por seu contemporâneo, o profeta Ezequiel

 

Oséias - OSÉIAS - Escrito no Século 8 A.C.

Oséias (Howshea‘) significa: Salvação. Filho de Beeri, e o primeiro dos profetas menores; profetizou no reino do norte, Israel, no período de Jeroboão II.

 

Joel - JOEL - Escrito no Século 8 ou 9 A.C.

Joel (Yow’el) significa: Jeová é Deus. Filho de Petuel e o segundo dos 12 profetas menores.

 

Amós - AMÓS - Escrito no Século 8 A.C.

Amós (‘Amowc) significa: Levar um fardo. Profeta do Senhor que profetizou no reino do norte; natural de Tecoa, em Judá, próxima a Belém, e um pastor por ofício.

 

Obadias - OBADIAS - Escrito no Século 6 A.C.

Obadias (‘Obadyahuw) significa: Servo de Jeová.

 

Jonas - JONAS - Escrito no Século 8 A.C.

Jonas (Yonah) significa: Pomba. Filho de Amitai e natural de Gate-Hefer; quinto dos profetas menores; profetizou durante o reinado de Jeroboão II e foi enviado por Deus para profetizar também em Nínive.

 

Miquéias - MIQUÉIAS - Escrito no Século 8 A.C.

Miquéias (Miykayah) significa: Quem é como o Senhor? O sexto na ordem dos profetas menores; sendo nativo de Moresete, ele profetizou durante os reinados de Jotão, Acaz, e Ezequias de Judá, e foi contemporâneo dos profetas Oséias, Amós e Isaías.

 

Naum - NAUM - Escrito no Século 7 A.C.

Naum (Nachuwm) significa: Conforto. O elcosita, profeta que predisse a queda e a destruição de Nínive.

 

Habacuque - HABACUQUE - Escrito no Século 7 A.C.

Habacuque (Chabaqquwq) significa: Abraço. Profetizou a Judá sobre a iminente invasão dos caldeus.

 

Sofonias - SOFONIAS - Escrito no Século 7 A.C.

Sofonias (Tsaphanyahuw) significa: O Senhor protege. O nono na seqüência dos 12 profetas menores; descendente do rei Ezequias, de Judá, e profeta na época do rei Josias, de Judá

 

Ageu - AGEU - Escrito no Século 6 A.C.

Ageu (Chaggay) significa: Festivo. Décimo na ordem dos profetas menores; primeiro profeta a profetizar depois do cativeiro.

 

Zacarias - ZACARIAS - Escrito no Século 6 A.C.

Zacarias (Zakaryah ou Zakaryahuw) significa: O Senhor se lembra. Décimo primeiro na ordem dos profetas menores; um sacerdote, filho de Baraquias e neto de Ido que, junto com Ageu, dirigiu a reconstrução do templo nos dias de Zorobabel.

 

Malaquias - MALAQUIAS - Escrito no Século 5 A.C.

Malaquias (Mal‘akiy) significa: Meu mensageiro. O profeta que escreveu o último livro do Antigo Testamento. Suas mensagens cobrem os acontecimentos que começaram com a reconstrução do templo.

 

LIVROS DO NOVO TESTAMENTO

 

Mateus - O EVANGELHO SEGUNDO MATEUS - Escrito em cerca de 50 A.D.

Mateus (Matthaios) significa: Presente do Senhor. Também chamado de Levi, foi o escritor do primeiro Evangelho. Era judeu e um publicano - cobrava impostos para o governo romano.

 

Marcos - O EVANGELHO SEGUNDO MARCOS - Escrito em cerca de 68 A.D.

Marcos (Markos) significa: Defesa. Nativo de Jerusalém, evangelista, autor do Evangelho de Marcos. Marcos era seu sobrenome latino, seu nome judaico era João. Era primo de Barnabé e companheiro de Paulo em algumas de suas viagens missionárias.

 

Lucas - O EVANGELHO SEGUNDO LUCAS;  ATOS DOS APÓSTOLOS - Escritos em cerca de 50 A.D.

Lucas (Loukas) significa: Que dá luz. Cristão gentil, companheiro de Paulo na pregação do Evangelho e em suas muitas viagens; era médico. Escreveu o mais longo dos Evangelhos.

 

João - O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO - Escrito em cerca de 85-90 A.D. ; PRIMEIRA EPÍSTOLA DE JOÃO; SEGUNDA EPÍSTOLA DE JOÃO; TERCEIRA EPÍSTOLA DE JOÃO - Escritas em cerca de 85 A.D. ; APOCALIPSE - Escrito em cerca de 95 A.D.

João (Ioannes) significa: Jeová é um doador gracioso. João, o apóstolo, escritor do quarto Evangelho, filho de Zebedeu e Salomé, irmão de Tiago. É aquele discípulo chamado no quarto Evangelho de "o discípulo amado" de Jesus.

 

Paulo - ROMANOS; 1CORÍNTIOS; 2 CORÍNTIOS; GÁLATAS; EFÉSIOS; FILIPENSES; COLOSSENSES; 1TESSALONICENSES;

2 TESSALONICENSES; 1 TIMÓTEO; 2 TIMÓTEO; TITO; FILEMON - Escritas entre cerca de 51 A.D. a 67 (68) A.D.

Paulo (Paulos) significa: Pequeno ou Menor. Paulo era o mais famoso dos apóstolos e escreveu boa parte do Novo Testamento, as 14 epístolas paulinas. A EPÍSTOLA AOS HEBREUS é anônima, mas é tradicionalmente atribuída a Paulo.
 

Tiago - EPÍSTOLA DE TIAGO - Escrita em 45-50 A.D.

Tiago (Iakobos) significa: Suplantador. Filho de Zebedeu, apóstolo e irmão do apóstolo João, comumente chamado de Tiago Maior ou o presbítero, assassinado por Herodes, cf. Atos 12.

 

Pedro - 1 PEDRO; 2 PEDRO - Escritas em cerca de 65-66 A.D.

Pedro (Petros) significa: Pedra. Foi um dos doze Apóstolos de Jesus Cristo. Diferentemente do que ensina a tradição católica romana, a Bíblia não apresenta Pedro como tendo qualquer tipo de primazia sobre os outros Apóstolos. Pedro jamais foi chamado na Bíblia de príncipe dos Apóstolos.


 

 

Home